Atendendo às práticas ESG — Ambiental, Social e Governança, a Conasa Águas do Sertão é parte integrante da transformação social dos 34 municípios onde atua. 

Para além da ampliação do acesso aos serviços de saneamento básico, na esfera social, assumimos o compromisso de atuar junto às comunidades, sobretudo, nas áreas de maior vulnerabilidade social. 

Desenvolvendo ações socioeducativas com crianças, jovens e adultos, nosso papel é despertar a consciência ambiental no que se refere ao cuidado com a água e a destinação correta do esgoto.

Um exemplo é a oficina Caça-Vazamentos, que capacita mulheres a resolverem de forma prática pequenas ocorrências relacionadas ao desperdício de água em suas residências. 

Além disso, a Conasa Águas do Sertão mantém contato ativo com as lideranças comunitárias, fortalecendo, dessa forma, a transparência e a comunicação entre a população e a concessionária. 

Ainda comprometidos com o desenvolvimento sustentável da sociedade, desenvolvemos ações nas escolas como palestras na rede pública de ensino, visita de estudantes à Estações de Tratamento de Água (ETA) e o teatro pedagógico para crianças.

Ações da Tarifa Social

Em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, a Conasa Águas do Sertão realiza o Mutirão da Tarifa Social com o objetivo de facilitar o acesso da população ao benefício. 

Já são mais de 10 mil famílias do interior de Alagoas cadastradas com 50% de desconto na conta de água e esgoto.

 

 

Saiba mais​​​​​​​

Oficina Caça-Vazamentos

Voltada ao público feminino, essa ação da Conasa Águas do Sertão ensina, de maneira prática e didática, mulheres donas de casa a identificar e solucionar vazamentos em suas residências, contribuindo ativamente no combate ao desperdício de água. 

O projeto já passou por municípios como: Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e São José da Tapera.

 

ETA, dia de escola

O projeto ETA, Dia de Escola! da Águas do Sertão tem como objetivo levar alunos de diversas instituições para conhecer a Estação de Tratamento de Água (ETA) e todas as etapas de tratamento e distribuição, além de conhecer de perto o dia a dia da operação. 

Atualmente, a iniciativa acontece em Penedo, onde já recebeu cerca de 100 estudantes. Como parte do compromisso com a conscientização ambiental, a concessionária também organiza palestras educativas que envolvem a comunidade e as escolas na preservação dos recursos naturais. 

 

Raízes Solidárias

Em conformidade com as metas do Grupo Conasa, a Águas do Sertão mantém o compromisso com a preservação ambiental por meio do projeto Raízes Solidárias, que promove o plantio de mudas de árvores nativas da Caatinga alagoana, como Ipê Roxo, Craibeira e Umburana.

A iniciativa, até o momento, já alcançou os municípios de Penedo, São Miguel dos Campos e Delmiro Gouveia, onde 100 mudas foram plantadas. 

As mudas, doadas pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), são cultivadas com o objetivo de proporcionar bem-estar às comunidades, contribuir para a biodiversidade e fortalecer a conscientização ambiental. 

 

Gestão e coleta de resíduos

Comprometida com as práticas de sustentabilidade, a Conasa Águas do Sertão estabeleceu parcerias com associações de reciclagem de algumas cidades da área de atuação para doação de materiais recicláveis. Além disso, nossos colaboradores também recebem treinamentos sobre a gestão de resíduos sólidos. 

O intuito é descartar de maneira correta e consciente resíduos recicláveis que após a troca não tem mais utilidade, como o plástico dos lacres antifurtos utilizados nos hidrômetros. Em 3 meses, já foram doados cerca de 120kg desse tipo de material à Associação de Catadores de Resíduos de São José da Tapera.

 

Palestras que transformam: Águas do saber

O projeto Palestras que Transformam: Águas do Saber tem como objetivo conscientizar os alunos sobre o consumo consciente, tornando-os agentes multiplicadores desse conhecimento em suas casas. 

A iniciativa, que aborda temas como o consumo responsável, esgotamento sanitário e preservação ambiental, já passou por Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Porto Real do Colégio, Monteirópolis e Palmeira dos Índios, beneficiando cerca de 900 alunos das redes públicas de ensino.