Campanha "Detetive da Água": Conasa Águas do Sertão ensina a identificar vazamentos com o teste do hidrômetro

Foto da Notícia

Ação educativa da concessionária foca em dicas semanais para ajudar a população a economizar na conta de água

Dando continuidade à campanha educativa "Detetive da Água", a Conasa Águas do Sertão lançou esta semana, em seu perfil no Instagram (@aguasdosertaoal), o primeiro conteúdo da série que ensina a população a identificar vazamentos não visíveis em suas residências. A primeira dica é o "Teste do Hidrômetro", um método simples e eficaz que qualquer pessoa pode realizar.

A iniciativa, que faz parte do programa de educação socioambiental da empresa, tem como objetivo evitar surpresas na fatura no final do mês. Vazamentos domésticos podem representar entre 20% e 40% do consumo total de uma residência, e a detecção precoce é fundamental para evitar o desperdício.

"Muitas vezes, a família reclama que a conta está alta, mas não sabe que pode ter um vazamento silencioso em casa. Nossa campanha ensina técnicas simples que qualquer pessoa pode usar para se tornar um verdadeiro detetive da água", explica Ramon Lima, supervisor de operação da Conasa Águas do Sertão.

Como fazer o Teste do Hidrômetro:

1. Feche todos os pontos de saída de água: Certifique-se de que todas as torneiras da casa estão fechadas, que o chuveiro não está pingando e que a máquina de lavar não está em uso.

2. Verifique o hidrômetro: Vá até o hidrômetro e observe se o ponteiro ou os números continuam girando. Se houver movimento, é um sinal de que há um vazamento na rede interna do imóvel.

Caso seja identificado um vazamento, a orientação é que o morador procure um profissional hidráulico de confiança para fazer o reparo. A Conasa Águas do Sertão reforça que sua responsabilidade é até o hidrômetro; do hidrômetro para dentro do imóvel, a manutenção é de responsabilidade do cliente. “Mas se o vazamento fez sua conta aumentar, vá até uma loja da Conasa Águas do Sertão com o laudo técnico e as provas do reparo para que o nosso time possa verificar a possibilidade de uma revisão da fatura”, explica Ramon.

Semanalmente, um conteúdo com uma nova dica será postado nas redes sociais da concessionária. Para mais informações ou orientações, a população pode entrar em contato pelo número 0800 000 2122 (voz e WhatsApp).